Fechamento abril 2018

by - 18:22

Fala galera da Finansfera!!!

A longa estrada dos investimentos - Chapada dos Veadeiros


Março não publiquei o fechamento e apesar de ter ele na planilha vou deixar assim mesmo. De qualquer maneira vou publicar rapidamente o fechamento de abril.

confesso que fiquei sem paciência pra fazer o de março mas não vamos desanimar e continuar relatando a evolução, pois toda vez que vejo os primeiros post, lá de 2014 dos quais alguns eu tirei do ar, vejo que a evolução é grande e motiva mais ainda a continuar.


Vamos ao resumo:

  • Ações - Em março a carteira teve uma boa performance mas agora em abril foi negativa. De novidade temos a entrada das ações do Banco Inter que resolvi entrar no IPO. Apesar de a liquidação ser em maior, em 30 de abril ela já constava na carteira.
  • FII - A carteira recuou 0,22% enquanto os aluguéis aumentaram 2,35% em relação ao mês anterior. Esta alta com certeza foi devido à KNRI que pagou duas vezes este mês. No total os alugueis renderam 0,6% do valor total da carteira.
  • TD - Morrendo lentamente....
  • Poupança - Zerada!
  • CDB - Aquele crescimento igual barba de anão.
  • Debêntures e CRI - Mais um mês ratificando que pra viver de renda vale muito a pena ter um percentual nesta categoria.
  • Stocks - A carteira fechou em alta de 1,19%. Sem stocks novas por enquanto apesar de estar de olho em várias.
  • ETF - Estão perdendo para as stocks. Este mês teve recuo de 0,79%.  
  • REIT - Continuam sofrendo mais estou aumentando posição lentamente. Em abril teve a entrada de CIM.
No fim das contas a carteira beneficiou-se da alta do dólar e sigamos em frente para maio.

Vamos ao consolidada e maiores detalhes na página "carteira"


Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!


You May Also Like

20 comentários

  1. Não entendi, vc diz que acoes fechou negativo mas na planilha mostra +0,92%? Tem angú ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não tem caroço não kkkk. A carteira de ações fechou negativa mas como teve entrada de dinheiro por ocasião da compra do Banco Inter, acabou que a carteira de ações teve um aumento de valor de 0,92%.

      Se você olhar a carteira de REIT na página "carteira", vai perceber que tem um aumento de mais de 25%, foi devido à compra de CIM.

      Eu considero o aporte, pois de fato a carteira aumentou de valor.

      Excluir
    2. ahhh ok, aumento de valor, isto não é rendimento puro! Só uma dica, poderia melhorar esta tabela..ta meio confusa e só add lca/cdb ld qdo tiver comprado rsrs...

      Excluir
    3. Já pensei nisso mas acabo que quero saber o quanto de aumento a carteira toda teve, incluindo os aportes porque sempre vai ter uma diferença, pois ela sempre vai ter aumento de valor e de ativos.

      Por exemplo,agora foi ativo novo e mês que vem deverei fazer o cálculo da porcentagem que rendeu este ativo. Meu objetivo é saber quanto aportei e quanto a carteira toda subiu.

      Em relação à parte de LCA e CDB, vou ocultar a linha da próxima vez. Não excluo porque durante o ano posso comprar e as fórmulas na minha planilha já estão todas linkadas e daria um trabalho imenso em excluir e depois colocar algo de volta. Hoje eu só coloco o preço de fechamento e todas as abas atualizam com as estatísticas que quero, inclusive os gráfico.

      Valeu a sugestão!

      Excluir
  2. BPM, poderia compartilhar conosco o racional para alocação no REIT de papel CIM. Na blogosfera so vi ate agora carteiras com REITs de tijolo, por considerarem os de papel muito arriscados pela alavancagem e risco de divida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gttrajano,

      Na verdade nada de muito especial. Eu quis dar uma diversificada na carteira e incluir uma "pimenta" que pague um alto DY.

      Na verdade tudo tem sua fatia de risco. O próprio Realty Income, "O" sofre com o varejo. Neste momento de baixa dos REIT, acho que vale a pena apimentar a carteira pagando um preço mais baixo.

      Tem gente que compra bitcoin como investimento pra aposentadoria :P

      Excluir
  3. BPM, tem algumas dicas pra achar boas debentures e CRIs ? Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagabundo,

      Não tenho uma fórmula, o negócio é ver o quanto pagam e se for interessante, dar uma lida no prospecto e avaliar os riscos. De qualquer maneira eu coloco parcela pequena mas conheço pessoas que têm quantias consideráveis, o máximo que tem acontecido são alguns atrasos mas pode haver até um calote, por isso a baixa porcentagem na minha carteira.

      Excluir
  4. Crescendo igual barba de anão HAHAHA

    Melhor definição para ativos de renda fixa ultimamente.

    Forte abraço BPM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso era ano passado, tenho que atualizar para “ crescendo igual raiz de grama”

      Excluir
  5. BPM, força meu caro! heheheh
    O bom de postar a evolução mensal é justamente poder olhar pra trás e observar o quando crescemos sob vários aspectos.
    Sucesso,
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mano! Realmente é muito bom ver o início e ver hoje, imagine daqui a 10 anos?

      Excluir
  6. Interessante sua diversificação entre renda fixa, ações, stocks, Reits, você esta muito bem protegido.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DIL,

      Essa diversificação me deixa bem tranquilo.

      Excluir
  7. Interessante, mas 2 ressalvas:
    1) acho mto importante avaliar o rendimento mensal dos ativos excluindo os aportes, pois é interessante acompanhar sua performance de longo prazo com fundos geridos por terceiros. Por mais que gostemos de gerir por conta própria nossos recursos, se não ganharmos dos fundos, pq perder tempo e dinheiro?
    2) sua diversificação é abrangente mas você nunca passou por uma grande crise, como a que está por vir. Nessa ocasião, praticamente todas as classes dos ativos que você tem apresentarão uma correlação positiva e cairão juntas. Você se perguntará se está fazendo a coisa certa, seu plano de atingir o primeiro milhao ficará mto mais longe e cada dinheiro novo que entrar você terá medo de investir nos ativos caindo e colocará em LFT (qdo deveria colocar nos de risco). Sua única proteção são os ativos dolarizados. Falta uma put, um ouro, um etf inverse...
    Abraço,
    Cássio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássio,

      Obrigado pelas ressalvas, acho muito interessante ouvir outras opiniões e refletir sobre o assunto.

      Em relação ao acompanhamento dos ativos sem aporte, eu faço mas a sua vezes não exponho. Eu vejo o cálculo antes de considerar o aporte mas eu faço minhas anotações mais pra saber quanto tenha no total. Eu não fico acompanhando pra fazer comparação com fundos ou outros índices. Também não gosto muito de fundos, é algo pessoal e invisto como um hobby, algo lucrativo que gosto de fazer assim como escrever no blog. Se fosse pra ser 100% racional, deixaria metade em RF e metade em fundos e iria assistir Netflix mas é algo que gosto de fazer.

      Quanto à diversificação, eu entrei na bolsa em 2007. Assim como todo iniciante eu estudei gráficos, opções, trades e fui fazendo tudo isso. Depois peguei a crise de 2008 é claro que perdi dinheiro o que me fez estudar mais ainda. Passei uns 3 anos sem me dedicar muito e depois voltei a estudar mais e não parei. A próxima crise (que espero desde 2016) vai abalar bastante mas como iniciei e peguei a primeira crise e estudo desde então, acho que estou preparado, pois hoje sei analisar muito melhor uma empresa.

      Deste modo provavelmente continuarei aportando naquilo que estiver melhor, mesmo na crise. Mesmo assim tenho uns imóveis que nem contabilizo aqui. O ouro eu já analisei e ainda não entrei, pois há um custo. Concordo que é uma proteção mas como ainda tenho uns 10 anos pela frente, da pra recuperar as perdas. Já o etf inverse, me interessei mais nesse momento que a “crise”. Tá mais próxima.

      Quanto ao primeiro milhão, já não é mais preocupação 😊

      Obrigado pelas dicas, sempre tem algo novo pra analisar.

      Excluir
  8. Olá BPM!

    Muito boa sua diversificação de ativos, parabéns e sucesso!

    Poderia adicionar meu blog em sua lista? https://economistavisual.com/

    Agradeço, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Economista Virtual,

      Obrigado! Vou dar uma olhada no seu blog.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!