Risco X Retorno, o que você gosta mais?

by - 14:43

Fala galera da Finansfera!!!






Outro dia fiz um vídeo falando de Visa e de seu crescimento. O vídeo está no canal do YouTube, confira lá. Depois comecei a conversar com um grupo de amigos sobre grandes retornos. Dei outros exemplos como BlackRock e IRBR3 além de alguns bancos e outros do ramo de varejo. O assunto estendeu-se um pouco mas acho que foi produtivo e eles entenderam o ponto de vista e por isso quis trazer o assunto aqui pra debater com vocês.

Se você ainda não viu o canal do YouTube onde falo bastante sobre as empresas e os REIT no exterior, não perca tempo, clique aqui e inscreva-se. Não deixe de acompanhar o site www.comoinvestirnoexteiror.com

Vale a pena basear-se pelo indicativo Preço / Lucro?


O assunto começou basicamente quando eu mostrei que não devemos só olhar o P/L de uma empresa. Se vocês repararem a Visa Inc, verão que ela sempre teve P/L alto mas cresceu mais de 10 vezes em 11 anos. Se forem observar somente P/L, vocês não investem. Ainda falando em P/L, empresas de tecnologia sempre têm P/L alto. Observe Netflix com mais de 130 de P/L. Google cresceu muito e também tem P/L alto. A Apple é uma que não tem P/L alto mas, sigamos em frente.

Partindo desse principio, podemos ver que várias empresas tiveram crescimento acima de 100, 200% em 10 anos ou menos. Várias empresas cresceram até 10 vezes nos últimos 10/15 anos. BlackRock foi uma delas, Apple, Amazon, Google, Netflix, Visa, Grainger dentre várias outras no exterior. No Brasil já vimos o crescimento recente de Resseguros Brasil IRBR3, Itaú, ITUB3 e 4, Banco Inter BIDI4, Bradesco BBDC3 e 4 dentre outras. Todas essas empresas tiveram um crescimento muito bom nos últimos 10/15 anos. O que falar de Berkshire?

Mas ai vem aquela velha frase: rendimento passado não garante rendimento futuro. Ou então aquela outra: Ah, mas falar isso agora que já passou é mole né, quero ver falar isso antes desse crescimento todo, isso ninguém fala. 




Risco X Retorno


Pois bem, é aqui que entra o risco X retorno de um investimento. Tudo vai depender da gestão da empresa. Se for boa, se for promissora e bem administrada, provavelmente vai ter bons retornos ao longo do tempo. Se não se inovar e se não administrar bem, as chances de ruir são grandes. Já vimos vários exemplos desses como Kodak e recentemente Cielo que sofre com a concorrência.

Mas como saber se a empresa vai crescer? Sinceramente, não sei! Mas sei que se uma empresa tem boa gestão e vem apresentando bons resultados ao longo do tempo, ela tem grandes chances de manter isso e trazer retornos futuros. Se a equipe sabe administrar bem e tem um bom time de inovação, tende a andar pra frente. Foi assim com empresas como a Pepsi, Mc Donalds, Coca Cola dentre outras.

Banco Inter, BIDI4, vai dobrar de tamanho nos próximos anos? Não sei, vamos ter que aguardar os próximos anos para saber se subiu ou não. Fato é que tem crescido desde a abertura de seu IPO e tem aumentado o número de contas a cada dia. Visa Inc vai dobrar de novo? Também não sei mas eles já mostraram que sabem fazer bem feito e estão inovando a cada dia, então neste caso teremos que pagar pra ver. Teremos que entrar no papel e deixar o tempo passar, acompanhando os balanços, para saber se está indo bem ou não.

O arrependimento de não investir


O problema é que a maioria das pessoas olham para trás e falam: Ah, deveria ter entrado naquele ativo naquela época que olhei. Mas quando olham o ativo e acham promissor, não entram por medo. Você só saberá se um ativo vai dobrar de tamanho no futuro esperando o futuro chegar. Se você não entrar no ativo agora no presente, quando o futuro virar presente, você poderá ter perdido a oportunidade grande.

Quem investiu 10 mil dólares em Visa no dia do IPO e reinvestiu os dividendos, que não são muitos, não chega a 1% ao ano, teria hoje mais de 123 mil dólares. BlackRock não fica atrás, assistam ao vídeo para verem o crescimento delas. Se tivesse entrado em BIDI ou IRBR também teriam triplicado seu capital, ai vem a pergunta, você entrou? Permaneceu? Nem vou comentar o caso de Magazine Luiza.

Quando vender uma ação


Quando um ativo dá sinais de má administração e perda de market share, aí sim é hora de sair dele. Cielo já deu esse indicativo há bastante tempo. General Electric, GE também foi outra que deu esses sinais. Eu tinha entrado em GE a 27 dólares se não me engano e depois vendi a 23 dólares. Nesse período saíram 3 balanços e tivemos duas troca de CEO e nada melhorou. Hoje está na casa dos 10 dólares mas já chegou a 7. GE não deu indicativos de que melhoraria, vamos ter que acompanhar os balanços para ver se acontece um turnaround.

Será que temos oportunidade em GE e Cielo? Talvez sim. Para quem comprou GE a 27 dólares e não vendeu até hoje, quando custa 10, teve um baita prejuízo mas quem comprou a 7 e vendeu agora em 10, teve um lucro de mais de 30%. Será que dá pra fazer isso com Cielo? Novamente voltamos ao risco X retorno. Você se arrisca mais para ter um retorno maior.

Conclusão


Pensem no longo prazo. Aqueles que falam que são Buy&Hold, fiquem com o ativo por mais tempo  e acompanhem os balanços. Não sejam imediatistas. Não esperem comprar hoje e subir amanhã. O imediatismo tira as pessoas do mercado muito rápido. Grandes empresas com boa gestão tendem a crescer e muito. Temos vários casos tanto no Brasil quanto no exterior. Seja paciente!


Agora me diga, qual o papel mais antigo em sua carteira?


Abraço a todos!



You May Also Like

10 comentários

  1. Parabéns pela inovação no vídeo. Acabei de ver da VISA. Vou inserir nos favoritos. abraço

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Imediatismo é a pior coisa no mercado. Vejo pessoal começando hoje e já falar em day trade e pior, scalper e se achar investidor. Apenas sardinhas em um mar de tubarão. Único jeito de vencer no longo prazo é crescer junto com as empresas, pouco a pouco, centavo a centavo. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato AA40,

      Este ano estou vendo muita pessoas iniciarem no mercado financeiro mas a maioria sem estudos e já achando que estão lucrando só porque teve uma alta. Eles nem sabem o que é uma queda. Vamos ver se aguentam o tranco.

      Excluir
  3. Eu entendo totalmente minhas limitações atuais, por isso nem penso em comprar ações por hora. Meu risco precisa ser o minimo possível, talvez após a reserva de emergência ser no valor ideal, junto de mais conhecimento, eu possa começar a aumentar os riscos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa semeador, importante mesmo é conhecer a si mesmo e depois vai aumentando os conhecimentos e os riscos controlados.

      Excluir
  4. Sei que vc gosta desta empresa:
    https://seekingalpha.com/article/4265728-w-w-grainger-overlooked-soon-dividend-king

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Vou ler. Gosto sim, ganhei mais de 100% com ela. Agora estou fora dela mas observando nova entrada.

      Excluir
  5. Muito legal ter feito um vídeo no YouTube. Também comecei o meu canal do YouTube, sobre investimentos, tem pouco tempo.

    Em relação ao P/L caro ou barato, vai depender do crescimento ou retração da empresa.

    Peter Lynch usava o PEG ratio, que é melhor para empresas de crescimento do que o P/L. Pois, dividia o P/L, por o crescimento por ano esperado da empresa.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal DIL, vou passar lá no seu canal pra conhecer e me inscrever.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!