Você já planejou sua aposentadoria FIRE?

by - 07:28

Fala galera da Finansfera!!!!




Você já planejou sua aposentadoria FIRE? Ah! Você não sabe o que é isso? Então vamos tratar um pouco deste assunto. Vou explicar em breve palavras o que é ser FIRE e listar alguns pontos que devem ser pensados antes de você se aposentar, sendo FIRE ou não. Já adianto que você poderá encontrar muito conteúdo no site do nosso amigo Aposenteaos40.

Vou trazer a definição de FIRE do AA40, pois é a de mais fácil entendimento. Não preciso recriar a roda, basta dar os méritos a quem já criou e utilizá-la. Logo em seguida venho com minhas ideias e meus questionamento sobre o que devemos fazer para viver bem tranquilo.

FIRE vem das iniciais em inglês do termo Financial Independence Retire Early. Trata-se de um movimento que ganha mais adeptos a cada dia. A ideia central do FIRE é chegar ao ponto em que você não precisa trabalhar em período integral se não quiser pois seus investimentos gerarão a renda necessária para pagar suas contas. Você pode trabalhar meio período ou simplesmente parar de trabalhar por completo. A escolha é sua. 

FIRE vai muito além de apenas parar de trabalhar e viver de renda e prega a uma mudança de estilo de vida para viver melhor evitando comprar coisas que você não precisa para impressionar pessoas que você não gosta !

Qual o objetivo dos seus investimentos?

Vamos iniciar falando do objetivo dos seus investimentos. Para que você investe? Qual o seu objetivo de vida? Eu já tratei de alguns assuntos sobre a filosofia de investimentos e de vida aqui no blog. Alguns questionamento do motivo de você investir e de como você vive. Se ainda não viu esses posts, vou deixar relacionado aqui embaixo.


O objetivo dos meus investimentos é ser independente financeiramente quando eu me aposentar. Como falei para o Sr. IF 365 no podcast, me aposento em 11 anos e por ser funcionário público, não pretendo deixar a aposentadoria de lado uma vez que tenho minha mãe e filhos para criar. Então neste caso eu uni o útil ao agradável. Vou trabalhando no que gosto por mais 11 anos, investindo e ao final, terei tanto a aposentadoria quanto a renda passiva.

A Sra. BPM também é funcionária pública e também investe. A diferença é que ela ainda tem mais 26 anos para se aposentar. Neste caso nós decidimos que o limite são 11 anos quando me aposento. Ela não vai trabalhar mais 15 anos para receber a aposentadoria, pois também já estará recebendo a renda passiva (atualmente ela já recebe uma parte). Daqui a 11 anos então teremos minha aposentadoria, minha renda passiva e a renda passiva dela. Tudo isso será mais que o suficiente para vivermos bem.



Independência Financeira

Meu conceito de independência financeira é você ter uma renda que cubra todos os seus gastos, seus gostos e ainda sobra uma gordurinha para guardar. Independência financeira não está relacionada com aposentadoria. Muitos estão aposentados e não possuem independência nenhuma. Já outros são jovens, pararam de trabalhar e são independentes financeiramente. Vide caso do nosso amigo SRIF365. 

É claro que para atingir a independência financeira temos que fazer um bom planejamento e certos sacrifícios por um tempo. Este tempo de sacrifício tem que ser muito bem calculado para não virar um vício e você passar a vida toda só juntando dinheiro e vivendo miseravelmente. Quando você atinge a independência financeira antes da aposentadoria, parabéns, você se tornou FIRE! Mas se você já tem patrimônio e renda suficiente para viver mas mesmo assim trabalha como se não tivesse se privando de outras coisas somente para trabalhar.... você precisa de ajuda.

Planejamento para ser FIRE

Como bem pontuou o AA40, FIRE é você chegar ao ponto de não precisar trabalhar e deixar seus investimentos cobrir seus gastos. Não significa que você não deva trabalhar mas tira a obrigação de trabalhar. Para ser FIRE, temos que planejar algumas coisas e acaba que esse planejamento vira nosso "trabalho".  Você já pensou nisso? Já sabe tudo o que precisa para parar de trabalhar? Se você tivesse que parar de trabalhar agora por conta de já ter dinheiro suficiente para viver a vida toda, sabe tudo o que pode precisar? Então vamos deixar aqui alguns questionamentos.


  1. Quanto você precisa para ser FIRE?
  2. Como vai investir seu dinheiro para manter a renda mensal?
  3. Onde vai morar?
  4. Como tratará da sua saúde?
  5. O que fará quando parar de trabalhar? (Netflix vai enjoar)
  6. Possui filhos? O que fará com a educação deles?
  7. Vai morar de aluguel ou vai comprar uma casa/ap?
  8. Se morar no exterior, já pensou como fazer em caso de emergências com parentes no Brasil?
Pode até parecer pouco mais esses questionamentos já geram bastante conteúdo. Vou comentar um pouco de onde você vai morar quando atingir a FIRE?

Onde morar quando atingir a FIRE

Este é tema que eu penso bastante. Geralmente moramos em uma capital e temos um custo de vida alto e corrido por conta do nosso trabalho. A maioria das pessoas trabalha nos grandes centros e até pequenas cidades já possuem seus percalços que atrapalham um pouco a rotina tirando tempo no trânsito por exemplo. Mas essa não precisa ser a realidade quando se atinge a FIRE. Você pode procurar uma cidade mais para o interior e que tenha uma ótima qualidade de vida mas que também fique perto do centro.

Vou dar uns exemplo do Rio de Janeiro. Digamos que hoje você trabalhe no centro do Rio de Janeiro, naquela loucura toda do caos do trânsito, arrastões, tiroteios e demais mazelas que o RJ sofre. Seu custo de vida é bem elevado também, uma vez que está no centro de uma cidade considerada turística o ano todo.

Agora vamos pensar em algumas cidades boas de viver ali por perto. A primeira região que é tranquilo de viver é a Região dos Lagos. São inúmeras cidades por ali com muita tranquilidade para viver. Claro que em determinadas épocas você pode ter que dividir a cidade com os turistas mas se levarmos em conta o ano todo, na grande maioria você viverá tranquilamente. Se precisar de algo no Rio de Janeiro, estará a apenas 2 horas de carro.

Não quer ficar na Região dos Lagos mas quer aproveitar praia? Que tal o litoral fluminense? Já conhece Paraty e Trindade? Nem vou falar de Mambucaba e Angra. E que tal cair mais um pouco pra baixo e chegar em SP e curtir um pouco de Ubatuba e Ilha Bela? São cidades muito boas de viver tranqüilamente quando atingir a FIRE.

Tá bem, vamos mudar o foco. Você não gosta de praia nem muito calor. Ok! Vamos conhecer Petrópolis? Teresópolis? Friburgo? Guapimirim? e demais cidades na região serrana? Ah, não falei de Resende e Itatiaia. São cidades tranquilas no pé de serra. Todas estão próximas ao centro do Rio de Janeiro ou então bem próxima a São Paulo. Vou parar de subir a Avenida Presidente Dutra porque em São Paulo tem bastante cidade com excelente qualidade de vida para viver.

Temos várias opções de cidades tranquilas e próximas aos grandes centros para morar. Não citei outros estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul com sua serra gaúcha que mais parece cenário de novela. Para quem não conhece Gramado, já falei um pouco aqui e realmente é um lugar espetacular.

Se passarmos para outros países então... fica difícil demais de decidir. Como já andei vários países e centenas de cidades por aí, tenho tudo isso em mente e anotado para decidir após a FIRE. Na verdade pretendo morar um pouco em cada lugar enquanto não cansar. Sei que uma hora vai cansar e vou ficar mais tempo em um mesmo lugar, até mesmo porque a idade vai aumentando né.

Outro ponto importante é o que você fará quando parar de trabalhar? Muitas pessoas ficam um tempo sem compromisso mas após um período de 1 anos ou até menos, sentem fala de algum tipo de compromisso e é neste momento que surgem boas ideias. As pessoas que têm tempo sobrando, pensam mais enquanto as demais ficam preocupadas com coisas do dia a dia. Mas este assunto podemos desenvolver em outro post.

Conclusão

Muitas pessoas não conhecem a comunidade FIRE. Esta comunidade deve ser divulgada e devemos mostrar como fazer para atingi-la. Outros assuntos são muito importante para atingir o objetivo FIRE que é mostrar que você não deve esperar até os 65 anos de idade para receber um salário do governo e falaremos disso mais tarde. 

Ser FIRE requer planejamento. Os questionamentos que deixei aqui já ocupam bastante parte do nosso tempo quando pesquisamos sobre cada um deles. O lugar para morar e a saúde é um dos maiores desafios ao meu ver.  

E você? Já é FIRE? Mora onde? Já pensou na resposta de alguns dos questionamentos apresentados aqui? Tem outros questionamentos? Deixe nos comentários suas experiências, impressões, dúvidas e respostas. Ajude a comunidade FIRE crescer!

Não se esqueçam que investir no exterior ajuda a acelerar a FIRE. Para isso acessem www.comoinvestirnoexterior.com e vejam todo o conteúdo dos meus investimentos no exterior além de tutoriais de como abrir conta em corretoras e comprar ativos. Vejam também a maneira mais rápida e barata de enviar dinheiro para o exterior que é usando a Remessa Online com o cupom de desconto investirnoexterior. Quaisquer dúvidas estou à disposição.

Forte abraço a todos!



You May Also Like

12 comentários

  1. Show BPM. Obrigado pelo backlink e se me permitir utilizar estas perguntas que vc bem elaborou para completar minha página sobre o que é FIRE e como começar seria bem legal. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim. Fique a vontade para desenvolver o tema. Temos bastante coisa para escrever sobre FIRE.

      Abraço.

      Excluir
  2. BP e qual o valor para vc virar FIRE? Voce nao costuma tocar em valores aqui no site mas acho que o publico sempre gosta de ler esse tipo de informacao, ainda mais em blogs anonimos!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou tão Anonimo assim kkkkk. Mas minha deadline não é um valor, é uma data. Vai ser a data que eu me aposentar daqui a 11 anos em média. Coloquei a data como limite porque em breve meus dividendos já cobrirão todos os meus gastos.

      Excluir
  3. Tenho a resposta para todas as perguntas! Espero ser FIRE em 17 anos, com 47 anos de idade.

    ResponderExcluir
  4. Bacana o artigo!

    Talvez um tema para outro artigo - como sabermos que atingimos a independência financeira, em um mundo que está desenhando uma tendência de juros cada vez menores? Os famosos 4% que funcionavam antes agora já não são tão seguros ou fáceis por aqui (tesouro mal dando 2% liquido).

    Eu já entendi que gerenciar os investimentos dá trabalho e sempre vai dar, especialmente para mantermos uma rentabilidade razoável. Talvez o FIRE acabe sendo na verdade indicado para quem curte investimentos no geral, pois é importante sempre estar diversificando, com ações, fiis, reits, etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim anonimo, realmente gerenciar os investimentos da trabalho. Vou fazer um post neste sentido sim.

      O que vejo hoje é que temos que ter uma carteira de dividendos pra viver FIRE. Não achar que está na FIRE olhando rentabilidade da carteira. Somente após estar recebendo dividendos suficiente pra pagar as contas e ainda ter uma sobra é que pode considerar FIRE. Os FII hoje em dia são os mais apropriados para isso.

      Excluir
  5. Excelente Artigo!
    Onde trabalho não costumam me dá os 30 dias(corridos) de férias, sempre fica 20 e depois 10. Como meus planos é atingir a FIRE em 14 anos, a partir do ano que vem os 20 primeiros dias são férias com a família e os outros 10 vou escolher uma cidade para viver e decidir qual morar depois da FIRE, se tudo for como planejado ótimo. Caso aconteça algum imprevisto pelo menos conheci 14 cidades. O plano é ir sozinho, como a mulher deve "xiar" caso ela concorde ficar esses dias longe dos filhos, será bem vinda!!

    Sniper
    BG!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, pelo menos 10 dias no mesmo lugar você já consegue ter uma noção de como é. Tem que observar coisas diferentes de um turista. Depois vou detalhar umas coisas aqui.

      Excluir
  6. Oi BPM, eu fico pensando muito sobre onde viver. Atualmente, moro em São Paulo, uma das capitais mais caras do Brasil. Mas uma coisa que eu penso é se não é justamente quando alcançar FIRE que São Paulo se tornará ainda mais interessante. Aqui tem cursos de graça, eventos, shows, palestras, exposições, lugares para passear, e se não quiser colocar a mão no bolso, ainda dá para se divertir bastante. Hoje eu moro de aluguel em um dos bairros mais caros de São Paulo, o que encarece bastante o meu custo médio mensal. Mas quando as crianças crescerem e saírem de casa, eu e meu marido pensamos em mudar para um bairro menos caro, e para um apartamento um pouco menor. Ainda tudo é na fase de suposições, mas aos poucos vou amadurecendo a ideia. Beijos.

    viversempressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yuka!

      Então, esse é um outro ponto de vista. Para quem não se incomoda com trânsito, barulho e correria, morar em uma cidade como SP pode trazer vários lazeres também. Só que no fim fica mais caro né.

      Por exemplo, NY é uma cidade que não precisa de carro também é tem muita coisa legal pra viver e aproveitar por lá mas a cidade é barulhenta e tem aquela correria louca além de ser cara.

      Já em alguma cidades do interior você encontra custo de vida menor e algumas boas opções de lazer também. Como eu gosto muito de praia, então essas cidades litorâneas que normalmente são vazias fora de época, são boas opções.

      Na FIRE, nada impede de morar um pouco em cada lugar né kkkkk

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!