Minha viagem a Grécia. O que fazer em Santorini

by - 03:45

Fala galera da Finansfera!!!



No último post sobre viagem deixei uma enquete aqui sobre qual deveria ser o próximo post de viagem dentre os lugares que visitei na Grécia e tivemos 1.234 votos para Santorini, 1.234 para Creta e os outros lugares receberam entre 900 e 1.100 votos. Brincadeira kkkkk, nem foram tantos votos assim mas de qualquer maneira Santorini ficou empatado com Creta e como achei Santorini mais romântico e mais chamativo sendo o lugar que eu voltaria com certeza, vou escrever sobre SANTORINI.

Realmente Santorini é um lugar espetacular. Qualquer mulher vai amar, então, se pensa em fazer uma média com a patroa ou se está devendo, programe uma viagem para lá que as coisas se resolvem kkkk. Mas também prepare um pouco o bolso, não porque as coisas são caras mas sim porque tem tanta coisa pra fazer dentre restaurantes, presentes e até vinícolas que você acaba gastando um pouco mais caso não seja bem planejado.

Mas o que é Santorini realmente? Bom, a resposta para um bom carioca é: Santorini é uma favela que deu certo! Sim, isto mesmo. Santorini nada mais é do que uma grande favela igual às do Rio de Janeiro. Um lugar apertado, cheio de vielas e corredores estreitos aonde não passa nada a não ser um ou dois pedestres de cada vez. Não há estacionamento, não há ruas, o comércio é de restaurantes e souvenires e há uma linda vista para o mar e para o pôr do sol.

Então digam-me, qual a diferença de um ambiente desses para as favelas do Rio? Simplesmente Santorini é uma favela que deu certo. Pintaram tudo de branco, pavimentaram as vielas, criaram vários hotéis, até mesmo porque na parte mais turística não há residências, e aproveitaram o pôr do sol para criar um ambiente extraordinário para turistas. 




Mas deixando de lado esta parte de comparações, vamos às dicas de Santorini. Algumas são fora da mainstream e outras não tem como fugir mesmo, as opiniões são iguais.

1 - Hospedagem


Me hospedei no Ellinon Thea Boutique Hotel como podem ver no video. Ele fica em Firostefani.






Firostefani é mais no centro, onde tem mais comércios e mais restaurantes então para quem quer ficar bem no centro mesmo, é a melhor opção.





Imerovigli é um pouco mais acima e é onde tem mais os hotéis com varanda daquelas que vemos toda hora em fotos no Instagram ou google. É um lugar mais tranquilo com alguns restaurantes em volta e mais sofisticados. Para quem quer tranquilidade e curtir uma lua de mel, é a melhor opção.




Óia é outro centro com bastante lojas, restaurantes e muito movimento. Fica bem cheio por lá por ser um dos lugares mais famosos da Ilha. É lá que tem o pôr do sol mais famoso do mundo (já falarei sobre o pôr do sol). Fica um pouco mais pra ponta da Ilha.

2 - Pôr do Sol


Muito se fala sobre o pôr do sol de Santorini, mais especificamente em Óia. Bom aqui vai a primeira dica fora da mainstream.

Dica - O pôr do sol pode ser visto praticamente de qualquer parte oeste da Ilha. Existe sim um local destacado no alto de Óia aonde várias pessoas se aglomeram para ver o fenômeno porém, não é determinante ir até lá, pegar um leve trânsito, chegar com duas ou três horas de antecedência, se apertar entre pessoas, restaurantes e vielas tudo para ver um belo pôr do sol. Você pode fazer isto diretamente do seu quarto de hotel dependendo de onde fica.

Assisti o pôr do sol de Óia, de Firostefani e de Imerovigli e todos foram ótimos.

Pôr do sol visto de Imerovigli

Pôr do sol visto de Óia

Pôr do sol visto de Imerovigli


Aqui é onde as pessoas se aglomeram para assistir ao pôr do sol em Óia.



3 - Arquitetura

Toda a arquitetura da Ilha é exatamente aquela que vemos nas fotos. Todas as construções são brancas e as igrejas têm telhado azul ou vermelho. 

Os hotéis são praticamente quartos individuais e quase todos de frente para o mar e pôr do sol. A maioria tem varanda com espreguiçadeira e muitos possuem piscina, hidro ou ofurô individual de onde você pode ficar aproveitando de dentro, tomando um vinho e apreciando a paisagem.



Uma coisa que preciso alertar é quanto ao fato da locomoção ser difícil para quem possui algum tipo de restrição. Por ser tudo entre vielas e com muitas subidas e descidas além de escadas, fica complicado para um portador de necessidades especiais. No caso de precisar, faça contato antes com o hotel e eles te atenderão.

Junto aos hotéis existem vários restaurantes muito legais para jantar. Alguns restaurantes têm pianistas, saxofonistas e outras atrações românticas para distrair e divertir os turistas. Dêem uma conferida neste restaurante com um saxofonista destacado no visual do ambiente com o mar ao fundo. Imagina tudo isso enquanto você está jantando com a patroa?! Top hein?!!!!



4 - Deslocamento na Ilha

Inicialmente não tinha alugado carro por ter pesquisado sobre a Ilha e ter visto que por ser pequena não seria necessário mas isso não é verdade. Realmente, a Ilha é pequena mas não a ponto de dispensar um veículo para locomoção. É muito recomendado que se alugue ou uma scooter ou um quadriciclo. A scooter é melhor por poder andar entre os carros pois como não tem tantas ruas assim, tudo fica engarrafado. O quadriciclo sofre do mesmo problema que o carro então se alugar um destes, terá que ficar parado no trânsito.

Ah, ainda tem o problema do estacionamento. De scooter você estaciona em qualquer lugar mas de carro ou quadriciclo fica um pouco mais difícil.

5 - Pontos a visitar 



Até agora praticamente falei de logística e agora vamos ver os lugares a visitar.

Existem vários lugares para visitar e muitas praias para passar ao menos um período, ou seja, ficar ou uma manhã ou uma tarde.




Um ponto muito famoso é a Praia de areia vermelha. É uma praia pequena que possui uma areia grossa mais puxado pro lado de ser micro pedrinhas do que areia ( se é que areia não é micro pedrinhas né). 

Outras praias legais para visitar são Kamari e Perívolos.



Uma coisa que muitas pessoas fazem por lá é se casar. Isto mesmo, existem vários casamentos sendo celebrados por lá e não pense que é fácil agendar um pois a fila é bem grande.
Realmente, pensando bem, lá é um lugar inesquecível para celebrar o casamento.


6 - Gastronomia

Os restaurantes por lá têm quase o mesmo cardápio. A maioria tem frutos do mar como prato principal e vinho como bebida. Os preços variam de 12 a 20 euros sendo que na maioria das vezes comia muito bem por menos de 16 euros. As saladas são deliciosas.

Uma coisa que só encontrei por lá foi a cerveja deles, a Red Donkey ou Yellow Donkey. Gostei muito, experimentei as duas e fique de compra mais no último ponto antes de voltar para o Brasil que seria Zakinthos porém, só é vendida em Santorini, ou seja, terei que retornar só pela cerveja! :)






Há também algumas vinícolas. Por ser uma ilha vulcânica eles tem uma preparação especial para cuidar das uvas e produzir vinhos. Você pode visitar as vinícolas e degustar alguns vinhos além de comer uns queijos.

Plantação de uva








Bom, isso é Santorini, um lugar espetacular para visitar e retornar quantas vezes quiser para relaxar. 

Tenho bastante fotos mas por enquanto tá bom pra não ficar mais pesado do que já está.

E aí, gostaram das fotos e videos?

Por enquanto é isso pessoal.


Abraço a todos!


You May Also Like

24 comentários

  1. Adorei o post, tenho desejo de conhecer a Grécia.
    Como você disse e pelas fotos do post percebe-se que Santorini é bem estreita, fico com receio de não "caber" na cidade, eu tenho 2,00m, mas, acho que pra tudo dá-se um jeito, ainda mais sendo brasileiro.
    Fico no aguardo do post sobre a ilha de Creta.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não se preocupe com a altura, talvez largura seja o problema kkkkk. Brincadeira. Eu tenho 1,90, quanto a isto pode ficar tranquilo e relaxar!

      O post de Creta sairá em breve.

      Abraço!

      Excluir
  2. Muito legal. E parabéns pelas fotos.
    Você ficou quantos dias em Santorini? E quantos dias recomenda?
    Vai sair post de Creta também? Espero que sim. Mas se não, fica outra pergunta: para uma viagem de duas semanas (14 noites) como seria sua divisão de dias entre Atenas, Santori, Creta e eventuais outros lugares?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raciocinar,

      Fiquei 4 dias em Santorini, recomendo que fique de 4 a 5 se quiser aproveitar bastante sem correria. Pode a cada dia visitar uma praia de manhã e aproveitar o pôr do sol a tarde em lugares diferentes. Pode andar por Fira, Óia, Imerovigli, visitar vinícolas e ainda aproveitar o hotel pois todos são muito bons.

      Sim, o post de Creta sairá em breve e tem muitas fotos legais!

      Uma viagem de duas semanas dá pra considerar 5 dias em cada lugar ou seja, dá pra visitar 3 ilhas pois você tem que considerar o tempo de deslocamento entre elas, por exemplo, se pegar ferry ou voo a tarde, então vai fazer check out no hotel até as 12h e se deslocar, pode ser que esse dia seja meio morto então não é bom considerar dias de deslocamento como dias de passeio. Dentro dessa ideia, eu certamente faria Creta, Santorini e Zakinhtos. Até Mykonos que é famosa por suas festas eu deixaria depois dessas mas se você é solteiro e quer curtir uma balada, troque uma delas por Mykonos.

      As principais ilhas são essas Atenas, Creta, Santorini, Mykonos Zakinthos e Kefalônia, dessas aí não visitei Kefalônia pois não deu tempo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá! Boa tarde!

    Tenho acompanhado seu blog tem um tempinho e agora também abri meu blog. Poderíamos ter uma parceria de divulgação? Coloco o link do seu blog do meu, e vice versa. O que acha?

    https://senhorbufunfa.blogspot.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Senhor Bufunfa,

      Sim, vou dar uma lida no seu blog e depois adiciono na minha blogroll

      Seja bem vindo à Finansfera!

      Abraço!

      Excluir
  4. poderia informar o gasto total nessa viagem ?
    pretendo ir a lua de mel ano que vem e queria muito uma base

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Depende muito do seu perfil. No caso e hotéis, dê uma olhada no booking.com e carro veja rentalcars.com assim você faz uma pesquisa com valores que cabem no seu bolso.

      Já para o dia a dia, por lá você come em restaurantes entre 12 e 20 euros. Se quiser ser mais econômico, pode comer por 8 a 15 euros por refeição. As saladas são grandes e dá pra dividir tranquilo e custam em média de 7 a 9 euros. De alimentação reserve entre 40 e 50 euros por dia para 2 que dá e sobra.

      Os lugares que vai visitar vai influenciar esses valores uma vez que alguns lugares são mais caros que outros como Santorini e Mykonos, já Creta e Zakinthos não é tão caro assim.

      De passeios vai depender também se só vai fazer os gratuitos ou vai pagar. Alguns passeios são bem legais como os de barco mas a maioria das coisas você visita sem pagar. Ah, pra ir a Navagio você vai pagar 15 euros por pessoa.

      Como é lua de mel, programe-se para curtir bastante sem correria, principalmente Santorini.

      Abraço!

      Excluir
  5. Esse post veio em boa hora, a próxima que vou fazer é pra la. Parabens pelo blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rabugento,

      Aproveite bastante, vai para quais ilhas?

      Excluir
    2. Por enquanto a ideia é santorini e atenas mesmo. Como vou coa a esposa mikonos acho que não rsrs.

      Excluir
    3. Mykonos não é exatamente esse American pie que muitos pensam, pode ir mas se tiver pouco tempo, melhor ficar em Santorini mesmo.

      Excluir
  6. Fala BPM!

    Me impressiona como seus posts são muito bem ilustrados. Até paro o que estou fazendo pra apreciar melhor as paisagens de teus posts de viagens.

    Belíssimo lugar.

    Abs amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande TR!

      Bom que gostou amigo. Eu acabo tirando boas fotos sim, tem muito mais só que não dá pra colocar tudo no post. Aguarde o de Creta ;)

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá...acabei de criar um blog que será mais sobre finanças se puder me add abraços...

    http://gariadvogado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gari,

      Vou dar uma olhada no seu blog e te add.

      Bem vindo à Finansfera.

      Excluir
  8. Que bela experiência BPM! meus parabéns meu caro...lugar lindo

    Vou anotar aqui para quando der levar a patroa hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IInglês,

      Vale muito a pena, pega aí um low cost da Inglaterra e dá um pulinho lá kkkk

      abraço!

      Excluir
  9. Legal BPM,

    Estou louco para ir la, uma vez que daqui não é tao distante. Sabe me dizer aproximadamente quanto gastou para ficar, incluindo tudo menos as passagens?

    Só para eu ter uma ideia.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então BnA,

      Gastos são vaiáveis de acordo com a época e com o perfil de cada pessoa. Em média você gasta entre 35 a 50 euros por dia com alimentação caso desejar fazer 2 refeições em restaurantes além de uma chá da tarde mas existem lugares que você come por 8 a 12 euros, ou seja, os preços regulam com o Brasil e as vezes é até mais barato.

      Reservando de 40 a 50 euros por dia para alimentação você vai comer muito bem em restaurantes e se for mais econômico vai gastar menos ainda.

      Hospedagem em Santorini dá uma olhada no booking. Tá aí no post o nome do hotel que fiquei e os preços variam de acordo com temporadas. Carro também é bom pesquisar no rentalcars.com

      O valor total vai depender de quantos dias vai ficar.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!