Tutorial como transferir dinheiro para o IB via ACH

by - 06:13

Fala galera da Finansfera!!!

Como transferir dinheiro sem pagar taxa?



Eu já havia prometido fazer um post explicando como transferir recursos para o IB usando ACH, modalidade de transferência iniciada ou pelo banco ou pelo IB que demora até 3 dias úteis mas não tem custo nenhum. ACH - Automated Clearing House.

Mas apesar de eu ter prometido fazer este post, o que realmente me motivou foi uma leitora anônima que perguntou sobre como fazer esta transferência. Bom, ela não se identificou e nem sei se está acompanhando o blog mas de qualquer maneira, está aí o tutorial.

Bom, primeiramente deixo o relato da minha primeira transferência. Quando fui realizar o primeiro aporte para o IB, aquele de 10k Trumps, não achei na minha conta do BB Miami a opção ACH e fiquei muito na dúvida se eu teria essa modalidade no meu plano bancário. Após algumas tentativas sem sucesso, resolvi realizar a transferência via Wire, que é uma modalidade que cobra 30 Trumps e o dinheiro cai no mesmo dia, na verdade é um TED brasileiro.

Após tentar digerir esses 30 Trumps eu resolvi pesquisar um pouco mais para o próximo aporte. Enviei e-mail para a gerente do Banco que me disse haver a possibilidade de fazer o ACH mas não me ensinou. Sim, o Banco é em Miami mas o atendimento é bem brasileiro kkkkk.

Então, após algumas pesquisas, aqui vai o tutorial.

Esta é a tela da versão beta do Account Management 

Vá em Transfer & Pay e logo em seguida em Transfer Funds



Em seguida selecione Deposit



Escolha a opção ACH. Nesta versão beta não apareceu pra mim as opções ACH iniciated by Bank e ACH iniciated bu US. O segredo é escolher o segundo que aparece na versão clássica como pode ver embaixo.



No meu caso já está gravado o banco que faço as movimentações mas para a primeira vez será necessário cadastrar a conta.



Preencha as informações solicitadas com o nome do banco, país do banco, tipo de conta (saving ou cheking) e número da conta.



Após estes passos ele vai solicitar a senha e vai enviar, dentro de 3 dias, dois valores em centavos para sua conta. Após receber estes valores, vá no Account Management na opção Transfer & Pay e vai ter um campo para digitar os valores exatos. Com isso você faz uma autenticação entre sua conta no IB e a conta do Banco e as próximas transações ficam muito mais fáceis.

Agora vou colocar também as telas do Account Management clássico que é o mais usado ainda.

Vá em Funding


Selecione a opção Deposit

Aqui vai a cereja do bolo que demorei a descobrir. A primeira vez tentei usar o ACH iniciated by Bank e não deu certo de jeito nenhum. O Banco não faz por conta dele a transferência, pelo menos minha conta não permitiu.

Resolvi usar o ACH iniciated by US e bingo! Esta é a opção que deu certo para minha transferência, então utilize esta opção também, caso tenha alguma novidade, avise aqui nos comentários que atualizo o post.

Em seguida escolha Create new Bank information

Digite todas as informações do seu banco e da sua conta, logo após ele solicitará a senha e enviará também, dentro de 3 dias úteis, dois valores para sua conta. Após ter recebido esses centavos na conta, faça login no IB e digite no campo específico os valores exatos e pronto, sua conta está vinculada e já pode realizar as transferências sem pagar nada.



As transferências ACH demoram de 3 a 5 dias para entrar na conta então não se espante com isso, é normal. Programe-se para fazer a transferência em momento que não precise do dinheiro na conta, caso contrário terá que realizar a transferência wire e pagará 30 Trumps por isso. Um absurdo!!!

Por enquanto é isso pessoal! Espero que ajudem.

Abraço a todos!


You May Also Like

41 comentários

  1. Olá, colega.
    Grato pelo artigo, muito útil. Ainda não abri minha conta nem no BB Americas, nem na IB, mas saber como se pode fazer o ACH sem custos é de grande valia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soul,

      A ideia é sempre reduzir custos né e encontrar o melhor custo benefício. Como citei no post, paguei 30 Trumps na primeira transferência, imagina 5 no ano? Já daria mais que todos os custos pra fazer várias compras no ano inteiro mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Informação preciosa. Anotado e, se tudo decorrer bem até o final do ano, viro um 'investidor internacional'.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RT,

      Seja bem vindo e junte-se a nós nos investimentos offshore!

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá, BPM!

    Tenho acompanhado sim, e agradeço pelo tutorial. Ficou ótimo!

    Eu ando na dúvida entre a IB e o Saxo Bank. Gostei muito da plataforma do segundo, é muito intuitiva e é em português. Tem também a vantagem de ter uma conta em seu nome ao invés de ser no nome da corretora. Você acha que seria vantajoso ter uma conta no BB Americas para transferência do dinheiro. Para o depósito parece que tem uma conta intermediária nos EUA. Pelo que andei pesquisando BB SA + BB Americas é mesmo a forma de envio mais barata.

    Você chegou a pesquisar sobre o Saxo bank?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima,

      Pelo que me lembre do Saxo Bank a corretagem dele era mais cara que o IB principalmente na compra de stocks nos EUA. Era tipo 15 Trumps enquanto no IB é apenas 1 que vai descontado dos 10 de custodia, ou seja, pode fazer até 10 negociações de stocks e vai pagar apenas os 10 Trumps por mês.

      Sei que o Saxo tem uma plataforma demo pra você se familiarizar.

      Na questão do BB temos que considerar a facilidade com o idioma e com o link da conta no Brasil mesmo. Não adianta achar um banco que não cobre nada mas que seja muito difícil se comunicar ou transferir dinheiro.

      Ainda acho a transferência entre os BB o melhor custo beneficio.

      Excluir
  4. Fala BPM!

    Teu blog tá cada dia melhor! Com material realmente bacana e útil ao investidor. Este tutorial ficou show!

    Abs amigo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, BPM!

    A corretagem da Saxo é mais cara sim, principalmente para comprar no mercado americano, mas à princípio minhas compras serão focadas na bolsa de Londres, inclusive achei ETFs na Bolsa de Londres negociados em dólar que no IB só estão disponíveis na Bolsa da Suíça. Não vou ficar girando carteira então o gasto com corretagem será pequeno.

    Minha dúvida é se vale a pena ter conta no BB Americas para enviar recursos para o Saxo. Se fizer via Wire cobrando 30 dólares ainda vale a pena. Não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, você já definiu o que quer né, vai ser ETF na Irlanda. Salvo engano a corretagem é de 12 euros o que vai ser equivalente a 15 dólares.

      Comprando pelo IB vai pagar 5 dólares nos ETF domiciliados na Irlanda, ainda assim vejo vantagem no IB, até mesmo porque você pode fazer até duas compras por mês e só pagará 10 dólares.

      Alguns ETF são meio que difíceis de encontrar no IB mesmo. Eu comprei CSPXJ-USD que fica na Suíça mas depois um leitor aqui no blog me falou que comprou o mesmo ETF mas na Irlanda com outro código. Dá pra conferir aqui https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/2017/07/investimentos-offshore-como-andam-meus.html

      Sobre enviar recursos pro Saxo e pagar 30 dólares, vai depender muito de quantos aportes você vai fazer por ano. Se for só um, tudo bem, até dá pra encarar esta taxa mas se forem 5, já sobe pra 150 dólares que somados à corretagem vai elevar demais os custos. Veja bem, qualquer 200 dólares de taxa já são 2% de 10k investido.

      Aliás, os 30 dólares é para transferências entre bancos no mesmo país. Salvo engano se você for transferir recursos do Brasil para o Saxo, vai morrer no câmbio e se fizer para o BB Americas e depois pro Saxo, também perde muito com câmbio.

      Outra coisa a considerar é se realmente nunca vai comprar um ETF domiciliado nos EUA, eu ando fuçando os da Irlanda mas chega uma hora que não tem mais um que me agrade tanto e passei a olhar alguns nos EUA.

      Falei, falei, falei mas vou resumir sua pergunta kkkkkkk

      Faça a soma dos custos anual e se ultrapassar 1% do que você tem aplicado, melhor mudar para um custo mais baixo até que acumule um montante que deixe os custos sempre abaixo de 1% do que você tem.

      Excluir
  6. Salve BPM!

    Estava justamente pensando e postar algo sobre o ACH, mas fazendo na forma de tutorial ficou excelente! Parabéns!

    Tive o mesmo problema com o BBAmericas, deram resposta evasiva sobre o assunto.

    Para quem possui capital para o par BBAmericas + IB é realmente uma das opções mais otimizadas!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Janota,

      Pois é, nossos serviço sempre deixa a desejar. Você tá usando IB também? Já viu os relatórios que eles emitem?

      Excluir
    2. Acabei de abrir a conta.
      Vi que tinha alguns relatórios gratuitos, mas não encontrei para acessar, acho que minha conta ainda não estava ativa pq o Ach demora um pouquinho.

      Excluir
    3. Não entendi Janota. Você abriu conta no IB e não conseguiu fazer o ACH ainda? Já cadastrou a conta do banco?

      Excluir
    4. Olá BPM!

      Tinha acabado de abrir a conta e o ACH ainda não tinha caido (demora uns 4 ou 5 dias) daí não tinha como ver relatório nenhum.

      Já comecei a utilizar, inclusive inclui um relátorio que traz o IBrX 50 como benchmark só pra contrariar. rs

      abraço!

      Excluir
    5. Ah sim. Compartilhe suas experiências com a gente. Vá relatando as descobertas.

      Abraço!

      Excluir
  7. Bom dia amigo. Tenho uma dúvida, quero criar a conta no BB america porem ainda não tenho, no caso então, minha única opção seria fazer essa transferencia via "WIRE"do valor de 10k US para a IB? Se sim, como funciona esse sistema Wire, poderia me explicar? Ou me passar um link que explique. Muito grato amigo e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A transferência wire é uma transação bancária normal entre bancos do mesmo pais, é como o nosso TED só que o valor é alto. A transação ACH é a mesma coisa só que demora mais e é isenta de taxas.

      Se bem entendi você quer saber como enviar dinheiro do Brasil para o IB? Se for isso, não tem como. Transferência de valores entre países tem que fazer cambio e você pode realizar diretamente com o BB ou por meio de remessas como Transferwise, Western Union dentre outras.

      Excluir
  8. Em resumo, wire voce pode fazer de qualquer corretora para sua conta na IB enquanto a ACH só pode ser feita da sua conta no seu banco é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não...,

      1 - Para fazer transferência para o IB você tem que fazer de uma conta nos EUA;
      2 - Algumas pessoas falaram que conseguiram fazer remessa de dólares para o IB utilizando essas empresas de remessa como a transferWise, o que é diferente da transferência wire do banco;
      3 - ACH é uma transferência do banco que não tem custo mas demora de 3 a 5 dias úteis para compensar;
      4 - Você pode fazer transferência para o IB, utilizando sua conta nos EUA, por meio de wire (30 dólares e em 30 minutos na conta) ou ACH (de graça e de 3 a 5 dias úteis)

      Ficou claro? Caso ainda tenha dúvidas fique a vontade para perguntar.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Boa noite BPM. Como vai? Ate que enfim abri conta na IB mas continuo tendo algumas dúvidas( a gente só as tem se meter a mão na massa, não é mesmo?!). Vou tentar transferir dinheiro pra IB direto daqui sem abrir conta em banco americano. Posso fazer somente do meu banco ou tambem pela western union ou transferwise? E como receberei de volta pra minha conta no Brasil os recursos já que não pretendo ter conta nos EUA? Grande abraço

      Excluir
    2. Boa Marcos! Parabéns pelo primeiro passo.

      Não sei se tem como transferir direto para o IB sem passar por um banco americano. Vai ser uma ótima experiência e compartilhe aqui conosco.

      Já ouvi dizer que alguns conseguiram fazer direto da transferwise mas pela Western Union eu nunca ouvi.

      Para receber de volta você vai precisar fazer o caminho inverso mas o IB não é banco então não sei se faz remessa ao exterior com câmbio. No Banco do Brasil você consegue receber em dólar e chegando no Brasil eles convertem com uma taxa de câmbio melhor do que já enviar em reais conforme expliquei neste post https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/2017/09/o-segredinho-que-seu-gerente-nao-te.html

      Mas não sei se o IB envia direto para o BB no Brasil. Será uma boa experiência.

      Abraço!

      Excluir
  10. Olá BPM!

    vc sabe informar quanto vc paga de taxa (mensal ou trimestral ou sei lá) por ter conta no BB Americas? (ou BB Miami .. já esqueci em qual vc tem conta rs)

    Valeu
    Abraço
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor,

      A minha conta é BB Miami. Ainda não estou pagando taxa pois estava recebendo dinheiro por lá e ainda mantenho um saldo, então não sei dizer se vão me cobrar enquanto estiver nesta condição.

      Excluir
  11. Olá BPM parabéns pelo blog , pergunto quanto tem q manter em conta no BB miami para não ser cobrado de taxas , tenho conta no HSBC e depois de transferir os valores para a IB desde 2015 , venho pagando 50$ trumps por mês , tudo bem que é uma conta Premiere , tem cartão de crédito com valor bem alto, comodidades de seguro saúde em emergências nos EUA , é seguro baganes caso compre com ele , é que facilita em muito em compras por site uma vez que não pago iof . Em fim , estou estudando mudar de banco para um mais em conta do que 600$ Anual , depois que o bradesco comprou o HSBC ganhei até maio desse ano uma isenção na conta desses 50$, mais se pensar é quase uma passagem por ano para miami .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Muito caro essa sua taxa. Eles metem a faca no brasileiro mesmo. Eu não pago nada ainda no BB Miami pois é uma conta salário de quando eu estava fazendo um serviço no exterior e recebia em dólar. Como ainda mantenho dinheiro lá então não me cobram mas o que a gerente disse é que eles iriam cobrar 10 Trumps caso a conta não tivesse alguma movimentação por 6 meses.

      Sei que o BB Americas cobra 10 Trumps e se deixar mais de 10k lá ( o que não acho interessante pois pode estar rendendo aluguéis em REIT) você fica isento da taxa.

      Mesmo que seu cartão te dê muitos benefícios ainda assim tá muito caro. Existem vários outros cartões que te dão muitos benefícios. Tem que pensar que 600 Trumps por ano é mais ou menos 2 mil reais. Existem um cartão da American Express chamado The Platinum Card que te dá muitas coisas, principalmente em viagens e você consegue negociar a anuidade.

      Pra ter uma ideia este ano troquei a anuidade dele que deveria ser de 1200 reais por apenas 9.900 pontos. Sem contar que ele pontua normalmente 2,2 por dólar gasto, ou seja, existem várias opções boas para evitar tanta taxa.

      Mesmo que você pague iof eventualmente, ainda pode ser mais vantajoso ter um cartão brasileiro que funcione no exterior ou então pague no débito no caso de ter a conta do BB Miami ou Américas.

      Sugestão, troque de banco urgente!

      P.S. Em breve falarei sobre os benefícios do cartão que possuo e como juntar milhas de modo que você ainda ganhará dinheiro vendendo-as. Aguarde!

      Abraço!

      Excluir
  12. Ola, td bem. Eu abri a conta no IB e encontrei sei site. Muito bom, parabens. No entanto, tenho she transferir do Brasil p IB... Uma duvida air fiquei. Vc investe em ações/etf ou fundos de investimento? Conhece alguma ferramenta para compararmos os fundos? Abs. Everton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Éverton,

      Invisto em ações, REIT e ETF. Da uma conferida na minha carteira aqui http://www.bpmilhao.com/p/carteira.html?m=1

      Excluir
  13. Somente um adendo ao 'ACH initiated by US'. Quando você abre a conta, existe essa opção inicialmente. Porém, depois da conta aberta, essa opção só estará disponível depois de você instalar um dos dispositivos de segurança no smartphone. Ou através de um token, que eles dizem que enviam, mas que eu não utilizei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo complemento Anônimo, eu não utilizei essa opção porque sempre fiz pelo computador.

      Excluir
  14. Tudo bem? Preciso fazer meu primeiro depósito para o IB via Banco do Brasil aqui do Brasil mesmo. Além das tarifas normais eles cobram 2% do valor da transferencia. Para se ter uma ideia do montante de 39 mil reias que preciso transferir, todas essas taxas somam 2 mil. O transferwise seria minha alternativa? Nunca usei. OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,
      Essa transferência é do BB direto pra IB? Se você transferir pro BB Américas não vai ter esses 2%. Vai pagar apenas o iof de 0,38%

      Excluir
    2. Não tenho conta no BB Americas, apenas no BB aqui do Brasil mesmo.

      Excluir
    3. Então essa taxa é cobrada pra enviar dinheiro para outras instituições no exterior. No caso de não querer abrir conta no exterior então sugiro avaliar pagar a taxa ou enviar pelo remessa online.

      Caso vá fazer envios recorrentes, melhor abrir a conta no BBA que não é tão burocrático e você pode evitar essa taxa.

      Existe a oportunidade de abrir conta em outros bancos também caso vá aos EUA. Mas a facilidade de abrir no BBA acaba tornando a melhor opção.

      Excluir
  15. Obrigado pelas dicas!

    Como vc faz para incindir apenas os 0,38% de IOF ao invés dos 1,1% de acordo com a nova lei de transferencias para mesma titularidade?

    Faz pelo Internet banking do BB para BB Americas ou faz diretamente na agencia?

    Eu tentei fazer pelo Internet banking mas teria que mudar o motivo da transferencia para algo como Ajuda de custos de estudantes no exterior ou algo do tipo que não recordo hahaha, não sei se seria o correto fazer isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi Anônimo,

      É verdade, aumentou. É que faz um tempo que não envio dinheiro. Eu recebi por um tempo em dólar por um trabalho que fiz no exterior e deixei o dinheiro todo lá e fui investindo aos poucos. Como ainda tenho uma reserva na conta do banco para aproveitar oportunidades e o dólar está mais de 3,70 não tenho enviado nada.

      Excluir
  16. Bom dia BPM. Tenho conta aberta já há algum tempo na IB mas ainda não enviei nada e ela foi congelada. Agora quero reabri-la e começar a enviar. Saberia me confirmar se posso enviar direto pela Remessa on Line?(achei as taxas da mesma muito interessantes). Nesse caso qual conta teria que cadastrar na IB pra enviar e receber os valores? Grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Não sei te dizer como enviar pelo Remessa On Line. Já vi gente comentando que dá sim mas nunca fiz porque envio direto do BB Américas.

      Estou pensando em abrir a conta no remessa on Line pra fazer o teste. Assim que fizer postarei.

      Abraço!

      Excluir
    2. Marcos, demorei um pouco mas aqui vai sua resposta: Pode enviar diretamente da Remessa Online para a Interactive Brokers. Confira aqui neste post. https://www.comoinvestirnoexterior.com/remessa-online-para-o-exterior/

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!