Começando a entender sobre o que é Blockchain e Bitcoins, já viram o filme?

by - 04:00

Fala galera da Finansfera!!!

Bitcoin e Blockchain



Após muito resistir e sabendo que devemos sempre estar atualizados com as novidades, resolvi começar a estudar sobre Bitcoins mais a fundo e sobre Blockchain.

É certo que este assunto já vem há tempos na net mas ainda assim podemos ver que carece de muitas explicações e aceitações. Imagine se uma pessoa que não seja aberta a novos conhecimentos ou então um idoso vai querer acreditar em algo estritamente feito pela internet? Bem complicado né?! Ainda mais quando se trata de dinheiro.

Pois bem, estive no final de semana assistindo ao filme Banking on Bitcoin que explica como o bitcoin foi criado e alguns de seus problemas até hoje. O filme é muito bom, recomendo fortemente que vocês assistam. Além de abrir as portas para começarmos a pensar em usar o bitcoin, ele ainda mostra a tecnologia blockchain e nos faz pensar em diversas coisas.

Não vou me atrever a escrever aqui sobre bitcoins pois comecei minhas pesquisar agora e sei que já temos alguns blogueiros escrevendo sobre o assunto mas de qualquer maneira escreverei um pouco sobre ele no futuro.

Quando assisti ao filme tive aquela dúvida cruel que nunca saberemos exatamente a verdade. Será que realmente estão tentando criar alguma coisa bem transparente, isento de taxa e aberto ao público como se fosse um serviço 100% filantrópico ou será que tem algo por trás disso tudo uma vez que os criadores e os mais entendidos de informática e criptografia pode tirar proveito maior que qualquer outra pessoa, bem como nações e agências de inteligência?

Enfim, fica muito difícil saber qual o real motivo de toda essa criação e de toda a euforia em cima do que pode ser produzido mas o certo é que não podemos ficar de fora dos acontecimentos.

O bitcoin é apenas uma moeda virtual mas o que está por trás de tudo isso é a tecnologia que se chama blockchain. Isso sim pode ser a revolução para o futuro mas será que é bom para os governos? Será que realmente podemos criar algo simples e transparente onde qualquer pessoa poderá checar a veracidade das informações? É aqui que temos que nos especializar mais ainda. Não é somente o bitcoin que surge como uma salvação para o futuro e sim a tecnologia em que tira o poder das mãos de uma única pessoa ou grupo (bancos e governo).

No filme podemos ver, parte dos processos que aconteceram por conta do bitcoin e as principais pessoas neste processo. Inicialmente ele foi criado como uma forma de pagamentos mas como ainda era algo muito sem regulamentação e sem "maldade" alguns com mentes mais maldosas acabaram utilizando para ilícitos. O bitcoin foi utilizado para comprar coisas ilícitas como drogas e já foi até solicitado como pagamento de sequestros. 

Alguns dos criadores e idealizadores do projeto foram presos e ainda cumprem pena. Uma das pessoas que ajudaram a criar as leis reguladoras, chamado de Benjamin Lawsky, largou sua carreira como funcionário público após ver que o ramo necessitaria muito de regulação, explicação e adequação. Ele montou o próprio escritório de consultoria para desmistificar algumas coisas sobre o bitcoin e até hoje atua como consultor, ou seja, ele viu o quanto o negócio pode crescer e como foi uma das primeiras pessoas a trabalhar com a regulamentação, resolveu abandonar a carreira de servidor público para presar consultorias às empresas que começarem a utilizar o bitcoin como moeda de pagamentos.

Tentaram criar até um centro financeiro em NY bem perto do centro financeiro mas totalmente voltado para bitcoins. Já existem caixas ATM que permitem saques.

Bom, sem delongar demais, sugiro que assistam ao filme e comecem a estudar sobre moedas digitais e principalmente sobre a tecnologia blockchain. Ainda estou iniciando os estudos e brevemente farei outros posts com minhas conclusões e descobertas até mesmo porque sou amante de tecnologia.


Com certeza o próximo sobre este assunto será sobre como funciona o blockchain já que achei algo muito bacana. Discutir sobre o bitcoin especificamente vai ficar mais para o futuro até porque ainda vou criar minha conta para começar a operar uma mixaria para ver como funciona tudo.

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!

You May Also Like

16 comentários

  1. Olá BPM!

    Eu também decidi "dar uma chance" ao bitcoin. Já comprei alguma coisa e ando estudando. O cabeça de bogle passou um link legal sobre bitcoin, se quiser dar uma olhada

    https://medium.freecodecamp.org/cryptocurrency-101-7197684775fd

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Dá uma olhadinha nas últimas postagens do meu blog BPM,

    https://oblogdoestagiario.blogspot.com.br/

    Lá tem o básico para você começar.
    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estagiário,

      Vou ler sim, vou acompanhar pois o que mais me interessou foi o blockchain.

      Abraço!

      Excluir
  3. Fala BPM!

    Em minha humilde opinião os BitCoins são frutos da revolução que as Blockchains proporcionaram (e ainda vão proporcionar em grande escala em diversos setores da economia).

    A valorização da BitCoin já me parece uma grande incógnita. Será sustentável? Ninguém com um pingo de humildade pode prever. Hoje já são mais de 800 criptomoedas no mundo, todas buscando seu lugar ao sol - e também de criadores buscando enriquecer rapidamente a custa da valorização de suas crias.

    Se fosse para apostar, eu apostaria no investimento da tecnologia blockchain e não especificamente em uma criptomoeda que deriva desta tecnologia.

    Vamos ver a floresta e não a árvore. A chance de acertar é bem maior.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande TR,

      Foi exatamente isso que me chamou mais atenção. Os Bitcoins são apenas o início de algo que o Blockchain é capaz. Imaginei como poderia ser o desespero de governantes se tudo fosse totalmente aberto a todos e não esse " Portal Intransparência" que nós temos por aí.

      Imagina só ver uma negociação de financiamento de campanha política? Já pensou dinheiro 100% rastreado? Seria uma loucura só! Acabariam vários empregos e várias operações contra lavagem de dinheiro.

      Lembro do post que você publicou falando da diminuição de empregos por conta de automação e inteligência artificial. Se o blockchain pegar mesmo no futuro, isso aí vai se acentuar mas de qualquer maneira alguns governos vão barrar por não ser "politicamente" interessantes.

      Abraços!

      Excluir
  4. Senhores, primeiramente peço desculpas por utilizar esse canal para explicar que tive imprevistos quanto ao blog, haja vista que este foi suspenso temporariamente em decorrência de comentários ofensivos de anônimos que estão buscando desativar nosso reduto.

    Segundo, agradeço a colaboração e a presença de todos vocês e solicito encarecidamente que divulguem essa notícia.

    Estou buscando solucionar esse imprevisto. Desculpe o transtorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diabo,

      Tenta resolver aí é modera os comentários.

      Abraço.

      Excluir
  5. Suas dúvidas sobre a transparência também pairam na minha cabeça. Os maiores entusiastas da moeda da primeira onda, tipo richard stallman e Assange são grandes apoiadores de governos progressistas, e entusiastas de democracia ao estilo "soviete" apesar de se dizerem libertários. Na época em que comecei a estudar isso me livrei dos meus btc.

    A tecnologia me parece muito boa na teoria, mas a moeda btc em si é uma fraude e eventualmente a bolha vai explodir e muita gente vai perder dinheiro como sempre. Nisso a moeda não é mujto diferente da moeda estatal.

    Quando o btc surgiu tinha umas regras que tem sido modificadas,e essas modificações ameaçam a viabilidade do sistema. Mais um ponto que me demonstra que isso não dura muito tempo.

    Como moeda pouca gente aceita. Algumas empresas de eletrônicos e de videogames, mas pela conveniência e por não dependerem nem 0,000000000001% das vendas em algo tão instável.

    Na minha opinião qualquer moeda nova que o governo mais corrupto do mundo lançar tem mais chance de ser aceita pela população que o btc em razão da ilusão de ser amparada por algo material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF,

      Concordo com você. Eu sempre fui resistente ao BTC e agora resolvi dar mais atenção só que minha opinião em relação à moeda não mudou muito mas o blockchain que achei bem interessante.

      Vamos acompanhar e ver até onde pode ir isso. Minha opinião é que governos não vão querer tanta transparência.

      Ainda vou estudar mais os BTC e outras moedas pois gosto de estar sempre lendo sob re novidades. Posso até montar uma pequena posição para poder relatar no futuro o que eu fiz e o que aconteceu comigo. Seria mais como um experimento como faço as vezes com algumas posições acionárias.

      Abraço!

      Excluir
  6. E ai camarada! Obrigado pela indicação do filme, nem sabia que existia.
    Confesso que ainda não acredito nisso de bitcoin. Na minha santa ignorãncia e pouca fundamentação teórica, não acredito que se possa criar valor do nada. Se bem que não é do nada, pois exige-se força elétrica e equipamentos para gerar bitcoins. Acredito que o dinheiro é gerado através de trabalho, através de atividades que agregam valor,riqueza para o homem, e por conseguinte a sociedade. Entendo que moeda é aquilo que as pessoas tem percepção ter valor (exemplo: ouro), mas acredito que um dia as pessoas cairão na real que estão trocando o esforço real de seus trabalhos por algo irreal como o bitcoin. Para mim não existe diferença entre comprar bitcoin ou comprar com dinheiro real um item para seu personagem de RPG. Acredito que as pessoas estão naqueles momentos de irracionalidade de mercado que antecedem grandes crises (como a de 2008 e a bolha da internet).
    Eu sei que existe aquela alegria de encontrar uma maneira DE DRIBLAR os maldosos governos e suas taxações absurdas. Com certeza os governos são um bando de FDP que roubam e administram muito mal nossos impostos, mas é impossível viver em um mundo onde não hajam impostos. DESCULPE MINHA SINCERIDADE, MAS NÃO ESTOU AQUI DIZENDO QUE ESTOU COM A VERDADE, APENAS EMITINDO MINHA OPINIÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bufunfa,

      Concordo com você. É muito difícil a gente trocar de moeda assim. Dinheiro é dinheiro e pronto. De qualquer maneira a tecnologia blockchain pode sim ser revolucionadora e o bitcoin e outras moedas podem ter seu espaço na carteira. Por mais que eu resista acreditar sei que vai acontecer em um mundo paralelo.

      Excluir
  7. Olá BPM

    Fiz um post final de semana mostrando como a CEO (isso mesmo a primeira mulher a comandar uma bolsa) pretende revolucionar a nasdaq e a grande aposta da mina é justamente os blockchain

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDD,

      Legal o post. Eu não conhecia ela. Vamos ver o que ela tem na manga.

      Quanto ao Blockchain, acho que é um desafio enorme desenvolver mais ainda sem ferir interesses de governos.

      Excluir
  8. Outro dia vi este doc, achei muito bem estruturado, o que mais me chamou atenção foi a questão da identidade do Satoshi. Seria mesmo o Craig Wright? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Essa parte da identidade de Satoshi é um mistério enorme. Quem garante que não foi o próprio governo de algum país que desenvolveu e lançou já com o intuito de espionagem? Pode parecer loucura mas quantas coisas não foram criadas no passado com esse intuito? Imagina hoje que é muito mais fácil com a tecnologia?

      Se tudo isso for uma história montada, coitado do Japinha que foi preso acusado de ser o mentor de tudo kkkkk

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!