Entendendo melhor o que é o Blockchain

by - 04:08

Fala galera da Finansfera!!!


Estive dando uma estudada no que consiste essa nova tecnologia chamada Blockchain. Realmente o negócio parecer ser bem promissor e fantástico.

O blockchain não é apenas um registro onde qualquer um pode consultar as informações. Ele baseia-se mais no que podemos chamar de confiança. 


Hoje fazemos milhões de transações mas praticamente não sabemos quase nada sobre com quem estamos realizando estas transações ou sobre o poder que essas outras partes possuem mas se o blockchain começar a ser amplamente utilizado, este cenário pode mudar muito rápido.

Bom, sem querer ser a pessoa que vai detalhar como funciona o blockchain, vou apenas tecer alguns comentários do que entendi.

O blockchain é uma forma de nos certificarmos de várias coisas desde sua criação. Não entendeu? Bom, vamos a um exemplo direto:

Imagine que você compre um carro zero. Neste caso fica muito fácil saber os antecedentes do carro. Ele foi fabricado, você foi lá e comprou, único dono.

Agora digamos que você compre um carro ano 2000. Fica muito mais difícil saber os donos anteriores. A gente acaba conhecendo somente o antigo dono que foi com quem negociamos e se quisermos saber mais sobre o carro e as negociações anteriores fica muito difícil. 

Dentro desse exemplo, imagine que você vá a uma loja e veja um lindo carro todo brilhando e com ótimo preço. Você vai e pergunta pro vendedor se o carro é bom e ele te diz que nunca bateu e que é único dono e a quilometragem está extremamente baixa, neste momento você acredita e compra o carro como se fosse praticamente zero km. Com um pouco de pesquisa e buscas você descobre que o carro foi recuperado de um sinistro ou de uma enchente por exemplo. Tudo isso pode acabar se o blockchain for usado.

Tá mas sem enrolar mais, como o Blockchain pode ajudar? Acontece que no blockchain todas as informações ficam gravadas independente de quantas pessoas passaram pelo processo. Então se o carro de ano 2000 que você quiser comprar teve 10 donos anteriores, você conseguirá ver todos os 10 e todas as negociações além de tudo o que aconteceu com o carro desde que ele foi fabricado. E melhor, tudo isso de graça!

Essa é a ideia do blockchain. Para cada evento é criada uma nova informação e incorporada ao arquivo que vai criptografado por uma chave e que não pode ser alterada. Desta maneira mesmo que o vendedor diga que o carro é único dono, basta pesquisar o arquivo do carro e verá quantos donos ele teve e todas as revisões e peças trocadas durante sua vida de uso. Para quem entende de carro é como você chegasse à concessionária, lançasse a placa do carro ou então apresentasse a chave nos carros mais modernos onde todas as informações ficam gravadas na chave, e visualizasse a vida inteira do carro como quais itens já foram trocados, se já foi batido e tudo mais. Isso aconteceria com todo tipo de negociação, inclusive financeira.


Agora imagine isso para tudo o que você imaginar? Pense em como as coisas ficariam mais transparentes? Será que o governo quer que fique tão transparente assim? Imagine que na sua conta tenha zero e eu transfiro 100. Se você transferir 80 para seu irmão, você fica com 20 e se tentar transferir 30 para mim de novo, eu posso ver que você recebeu 100, transferiu 80 pro seu irmão e não tem os 30 para me transferir e daí eu negaria a negociação pois estou vendo que o dinheiro que você recebeu já circulou pra outra pessoa e você não tem como me pagar tudo. Isso poderia acontecer com a conta dos políticos, já pensou que beleza seria agora nesse processo de delações no Brasil. Já pensou o Joesley apresentando agora os arquivos das transferências para cada deputado e depois o mundo todo vendo onde eles gastaram esse dinheiro? Seria ruim pra nós que queremos gastar com coisas que nossas esposas não aprovariam kkkkkk.

Hoje quando queremos chancelar alguma negociação vamos ao cartório e tudo fica em um registro só conferido da assinatura das partes. Com o blockchain isso muda pois todas as partes terão os arquivos criptografado com todas as informações e não somente uma pessoa vai possuir o arquivo, várias pessoas podem possuir e com isso você poderá fazer várias verificações e identificar aquele que tentou fazer uma alteração.


Uma coisa que você pode ficar despreocupado é que nessa tecnologia sua identidade está preservada pois você recebe uma outra identificação onde ficam registradas todas as transações. Então as transações praticamente não podem ser fraudadas.

Para exemplificar mais um pouco, é como se ao negociar com você, você pudesse olhar minha conta bancária para saber se eu posso arcar com a negociação ou até mesmo outra pessoa pode fazer isso e te alertar. As operações ficam linkadas umas às outras em cadeia e isso garante segurança e idoneidade ao processo. Neste caso, os cartórios iriam morrer pois todos seriam detentores dos registros das negociações em geral.

Outro exemplo bom que ví no TED Talks foi o caso de você comprar um produto dito como orgânico. Hoje temos que acreditar que o produtor não usa químicos para produzir certos tipos de alimentos mas o blockchain pode nos dizer se aquela empresa negociou com empresas de produtos químicos ou não, deste jeito tiraríamos nossas próprias conclusões sobre o produto ser orgânico ou não somente apontando o celular par um código QR.

Enfim, o assunto é grande e muito empolgante. Vou continuar pesquisando e cada novidade que descobrir vou relatando aqui no blog para registrarmos também essa evolução.

E você? O que acha e o que sabe sobre o blockchain? Compartilhe conosco suas ideias e seus conhecimentos.

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!

You May Also Like

9 comentários

  1. Artigo bem didático.
    Mas vai faltar banco de dado viu?! rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É muito servidor para tantos dados hein! Imagina então processadores para processar isso tudo! Tem que haver uma revolução na capacidade dos hardwares para funcionar dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bufunfa,

      Realmente vai ser necessário muita capacidade de armazenamento e por isso estou estudando um REIT sobre isso. Em breve postarei aqui.

      Abraço!

      Excluir
  3. Essa parte das esposas saberem nossos gastos não é legal não BPM! morte ao blockchain! kkk

    E sobre a aceitação dessa tecnologia, tenho seríssimas duvidas! Será que governos abrirão a caixa de pandora?


    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IInglês,

      Vamos rezar para que elas não descubram kkkk.

      Acho muito difícil qualquer governo querer isso 100% quando se tratar dos gastos dele. Já dos gastos do povo eles vão querer, seria uma declaração de imposto de renda on Line, já pensou que fácil seria?

      Abraço!

      Excluir
  4. Blockchain é o futuro do mundo. Esse negócio é impressionante. Comecei a comprar bitcoins entendendo melhor o que é o blockchain. Esses dias saiu notícia de que alguns bancos gringos estão começando a conversar sobre criar uma criptomoeda. Blockchain vai ser a roda do mundo moderno haha

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ED,

      Vi hoje essa notícia de que 6 grandes bancos estão criando uma criptomoeda, vamos aguardar o que vem por aí.

      Realmente pode ser muito revolucionador.

      Abraço.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!